Talvez você ainda não saiba, mas a saúde dos dentes do seu cãozinho e do seu gatinho é muito importante e pode garantir muitos anos de vida a mais para ele, além de tornar o convívio entre vocês mais agradável.
Afinal, ninguém gosta de 'bafo-de-onça'!
- Quantos dentes os cachorros têm? E o gatos?
Os filhotes de cães possuem 28 dentinhos de leite. Isso mesmo! Os filhotes possuem dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses e meio de idade. Logo em seguida começam a aparecer os dentes definitivos que na maioria das raças são 42. O cães costumam estar de “dentadura” totalmente nova, ou seja com os dentes definitivos totalmente posicionados por volta dos 7 meses de idade.
No caso dos gatinhos, são 26 dentinhos de leite. Com o avançar da idade esta primeira dentição vai sendo substituída por uma definitiva que estará completa por volta dos 4 a 6 meses de idade, conforme a raça, e é constituída por 30 dentes.
- Você sabia que dentes limpos garantem mais anos de vida para o seu bichinho?
Tal como nós, nossos bichos podem desenvolver doenças na boca, pela falta da escovação e pela falta de tratamento em um Médico Veterinário Especializado.
Algumas destas doenças são:
Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar.Periodontite: Também chamada de doença periodontal, é mais séria do que a gengivite, a periodontite é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. O comprometimento destes ossos pode levar a perda dos dentes e é irreversível.
A falta de escovação dos dentes do seu cão ou gato causa mais do que o famoso 'bafo-de-onça', pois permite a proliferação de bactérias que criam as tão conhecidas placas bacterianas.
Com o passar do tempo, as placas bacterianas se mineralizam e se transformam em cálculo dentário (popularmente conhecido como 'tártaro'), que são aquelas manchas amarelo-amarronzadas que aparecem nos dentes de cães e gatos. Sugestão: inspecione a boca do seu cão ou gato e veja se ele já possui doença periodontal. Compare com a figura abaixo:
Essas bactérias causam gengivite, mau hálito, e mais do que isso, podem provocar doenças e complicações em outros órgãos do corpo dos nossos pets, como infecções no coração, doenças no fígado, nos olhos, nas articulações e nos rins. Infelizmente, muita gente que pensa que escovação dentária de cães e gatos é frescura... Isso mostra que essas complicações da doença periodontal, comumente são esquecidas ou ignoradas pelos seus proprietários.
Cães de pequeno porte e gatos são mais predispostos a desenvolver doença periodontal, pois o espaço entre um dente e outro é reduzido, e a maioria dos dentes mantém contato, ou seja, encosta no dente vizinho, facilitando o acúmulo de material orgânico (restos de alimentação).
- O tártaro acumulado nos dentes dos cães podem causar infecções que podem levar a morte?
Uma boca doente não se resume apenas a um bafinho ruim de doer, nem mesmo se resume apenas à boca do seu cão ou gato.
Reforçando: o coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações de nossos amigos podem ser afetados. O cálculo dentário contém várias bactérias que podem se espalhar e se desenvolver em outras partes do corpo!
Somente o cuidado regular dos dentes do seu bichinho e visitas periódicas ao veterinário podem prevenir problemas mais sérios!
- Você sabia que não se pode usar pasta de dentes de humanos em cães e gatos?
É preciso lembrar que o cão não tem como enxaguar a boca e cuspir a pasta de dente, como a gente faz. O flúor contido na nossa pasta de dente faz mal se for engolido, e os componentes da pasta de dentes humana (como alguns detergentes, por exemplo) podem causar irritações no estômago dos nossos cães e gatos. Desta forma, utilize sempre produtos de uso veterinário.
A Veterinária Fontalvo está à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre saúde oral de
cães e gatos!
Fique atento às próximas postagens, vamos esclarecer sobre como funciona o tratamento da doença periodontal!
Comentários
Postar um comentário