Pular para o conteúdo principal

Curiosidade: Uma baleia pode cruzar e ter filhotes com um golfinho?



Uma coisa eles têm em comum: são mamíferos que vivem no mar. Mas as diferenças são enormes... principalmente no tamanho!
De um lado, o maior ser vivo do nosso planeta, a baleia. De outro, o 
brincalhão  e esperto golfinho. Pois pode parecer conversa de 
pescador, mas esses dois animais podem, sim, cruzar e ter filhotes!
Não apenas isso, o híbrido de baleia e golfinho é fértil, ou seja, pode se reproduzir.O problema é que quando pensamos em baleias lembramos logo dos gigantes, mas esquecemos que existem muitas espécies menores, como, por exemplo, a falsa-orca (Pseudorca crassidens). 


Segundo o biólogo Roberto do Val Vilela, do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo, a falsa-orca pode cruzar com o golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). O resultado é chamado de wolphin (do inglês whale e dolphin).


Mas, em bom português, poderíamos até chamar esses bichos de "Gouleia" ou "Baleínho"... Rssss

O fato é que a falsa-orca, assim como a orca e a gigante cachalote, faz parte das chamadas baleias com dentes, que são muito mais próximas dos golfinhos do que outras baleias, como a baleia azul. 


De acordo com Vilela, o DNA duas espécies possui até o mesmo número de cromossomos (44). Apesar de existirem relatos de que esse animal foi visto na natureza, são conhecidos apenas dois exemplares e ambos vivem no Sea Life Park, no Havaí.


Mas, como é um wholphin? Ele é, de certa forma, uma mistura dos pais. "O wholphin possui tamanho, cor e formato intermediários entre as espécies parentais. Ela possui 66 dentes, número intermediário entre o nariz-de-garrafa (88 dentes) e a falsa-orca (44 dentes)", diz o biólogo.


Interessante, não? Fala a verdade, por essa você não esperava?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

Receita médica veterinária poderá ser obrigatória para a compra de alguns medicamentos

Venda de remédios veterinários só com receita do Veterinário: é o que defende a nova diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária.  A iniciativa espera avançar na regulamentação para a aquisição de produtos da linha veterinária no mercado nacional e a obrigatoriedade do receituário veterinário para alguns produtos.  Essas serão parte das propostas da nova diretoria do CFMV,   composta por Benedito Fortes de Arruda, na presidência e Eduardo Luiz Silva Costa como vice-presidente; Antônio Felipe Paulino de F. Wouk como secretário-geral e na tesouraria Amilson Pereira Said. A cerimônia de posse foi realizada no final de dezembro. De acordo com o presidente, o CFMV espera retomar as conversas com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, como também, avançar nos entendimentos que existem com o Ministério da Saúde para “que consigamos obter uma portaria interministerial de regulamentação para aquisição de produtos veterinários”, comentou Arrud...

Chega de Carrapatos!

Você já deve, porventura, ter encontrado um carrapato em seu cãozinho. Mesmo aquelas pessoas mais zelosas com seus cães muitas vezes são surpreendidas ao encontrar um 'malandrinho' parasitando seu pet... Mas o que fazer? Realmente, carrapatos são difíceis de combater, mas isso não quer dizer que seja impossível. Temos histórico de muitos pacientes que sofreram muito por conta desse parasito, especialmente aqueles cães de raças peludas, quando é mais difícil enxergar os carrapatos, e de proprietários que lutaram bravamente tentando eliminar o problema, e que muitas vezes já estavam frustados e tinham desistido...  E foi somente com a nossa intervenção que conseguiram virar o jogo e vencer a guerra contra os carrapatos! Isto foi um grande alívio para eles e, claro, para seus cãezinhos! Se você se identificou com esta problemática, o convidamos a vir conversar conosco. Através de orientações técnicas, de manejo, de tratamento e profilaxia, vamos alcançar o objetivo: c...