Pular para o conteúdo principal

Curiosidade: Uma baleia pode cruzar e ter filhotes com um golfinho?



Uma coisa eles têm em comum: são mamíferos que vivem no mar. Mas as diferenças são enormes... principalmente no tamanho!
De um lado, o maior ser vivo do nosso planeta, a baleia. De outro, o 
brincalhão  e esperto golfinho. Pois pode parecer conversa de 
pescador, mas esses dois animais podem, sim, cruzar e ter filhotes!
Não apenas isso, o híbrido de baleia e golfinho é fértil, ou seja, pode se reproduzir.O problema é que quando pensamos em baleias lembramos logo dos gigantes, mas esquecemos que existem muitas espécies menores, como, por exemplo, a falsa-orca (Pseudorca crassidens). 


Segundo o biólogo Roberto do Val Vilela, do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo, a falsa-orca pode cruzar com o golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). O resultado é chamado de wolphin (do inglês whale e dolphin).


Mas, em bom português, poderíamos até chamar esses bichos de "Gouleia" ou "Baleínho"... Rssss

O fato é que a falsa-orca, assim como a orca e a gigante cachalote, faz parte das chamadas baleias com dentes, que são muito mais próximas dos golfinhos do que outras baleias, como a baleia azul. 


De acordo com Vilela, o DNA duas espécies possui até o mesmo número de cromossomos (44). Apesar de existirem relatos de que esse animal foi visto na natureza, são conhecidos apenas dois exemplares e ambos vivem no Sea Life Park, no Havaí.


Mas, como é um wholphin? Ele é, de certa forma, uma mistura dos pais. "O wholphin possui tamanho, cor e formato intermediários entre as espécies parentais. Ela possui 66 dentes, número intermediário entre o nariz-de-garrafa (88 dentes) e a falsa-orca (44 dentes)", diz o biólogo.


Interessante, não? Fala a verdade, por essa você não esperava?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

Cães de companhia: Escolha o Seu!

Raças pequenas: Poodle Toy   É um cão bem adaptado a apartamentos, dócil e companheiro. Cores marrom, branco, champagne e abricot, pelagem longa. Pelagem exige tosa constante e escovação diária. Dachshund ou Teckel É um cão inteligente e alegre. Conhecido como 'salsicha' ou 'Cofap'. Pode tem pelagem curta ou longa nas cores preta, marrom ou arlequim . Sua pelagem não exige tosa. Lulu da Pomerânia É um cão inteligente, companheiro e alerta. Sua pelagem é longa e espessa. Não necessita de tosa, mas escovação diária. Cores: preto e amarelo. ...