Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto:
“E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela.
“E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento.
“Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quatro meses de idade, sendo possível realizar a castração em filhotes a partir de 45 dias de idade (castração pediátrica).
“Quero castrar minha gata mas não tenho condições financeiras” Alguns municípios oferecem o serviço gratuitamente. Consulte a prefeitura de sua cidade. Também existem programas destinados a pessoas de baixa renda em que o custo é mais acessível. Esses programas são feitos por meio de parcerias entre Organizações Não Governamentais (ONGs) e clínicas veterinárias.
Em Curitiba pelo telefone 156
www.probem.org
Se você conhece o contato em sua cidade, aproveite para incluir essas informações nos comentários :)
Comentários
Postar um comentário