Pular para o conteúdo principal

Alimentação de Cães e Gatos - O barato que sai caro (parte 1)





alimentando_se
Preço. Com certeza este é um fator de grande relevância quando vamos comprar algo, principalmente em se tratando de produtos de subsistência, como alimentos, material de limpeza ou até mesmo nosso eterno “calo”, a gasolina. Com os alimentos para nossos animais de estimação não é diferente, o preço pesa bastante na balança da decisão.
Contudo, na maioria das vezes, o preço tende a elevar-se quando se trata de um produto de qualidade superior. Este acréscimo justifica-se na diferença entre os produtos, entre os insumos utilizados na fabricação, entre as tecnologias empregadas e nos resultados alcançados através do seu uso. Resultados estes visualizados, no caso dos alimentos para cães e gatos, através de longevidade, maior funcionalidade de um ou outro sistema culminando, principalmente, num animal mais saudável.
As tecnologias hoje utilizadas nos alimentos para cães e gatos nos permitem oferecer para cada caso uma solução. E para cada solução um conjunto de ingredientes e tecnologias que farão seu propósito das maneiras mais variadas. Não à toa, existem alimentos para filhotes em desmame, para filhotes em alimentação sólida, para animais adultos, adultos obesos, para animais que vivem dentro de casa, em fase de envelhecimento, idosos, de raças diferentes, de tamanhos diferentes e com diferentes problemas fisiológicos.
Fique atento! Existem alimentos que não ajudam na saúde do animal. Sendo até mais enfático, a alimentação errada, em alguns casos, pode até mesmo piorar, ou causar desordens em muitos sistemas orgânicos. E com isso, se embutirmos nesta “conta” a assistência veterinária e os gastos com medicamentos no tratamento de algumas destas desordens, pode “sair mais caro que a encomenda”. Porém, em qualquer caso, a orientação de um Médico Veterinário é a melhor solução para um maior cuidado com nossos amigos. De tal sorte, o alimento certo, utilizado da forma correta, é a maneira mais simples e barata de aplicar nos animais domésticos os cuidados da Medicina Veterinária na sua forma preventiva.
Conhecendo um pouco da realidade acerca dos produtos alimentícios para cães e gatos, aprofunde mais seus conhecimentos sobre o assunto continuando conosco até o final desta conversa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

Curiosidade: Uma baleia pode cruzar e ter filhotes com um golfinho?

Uma coisa eles têm em comum: são mamíferos que vivem no mar.  Mas as diferenças são enormes... principalmente no tamanho! De um lado, o maior ser vivo do nosso planeta, a baleia. De outro, o  brincalhão  e esperto golfinho. Pois pode parecer conversa de  pescador, mas esses dois animais podem, sim, cruzar e ter filhotes! Não apenas isso, o híbrido de baleia e golfinho é fértil, ou seja, pode se reproduzir. O problema é que quando pensamos em baleias lembramos logo dos gigantes, mas esquecemos que existem muitas espécies menores, como, por exemplo, a falsa-orca ( Pseudorca crassidens ).  Segundo o biólogo Roberto do Val Vilela, do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo, a falsa-orca pode cruzar com o golfinho-nariz-de-garrafa ( Tursiops truncatus ). O resultado é chamado de wolphin (do inglês  whale  e  dolphin ). Mas, em bom português, poderíamos até chamar esses bichos de "Gouleia" ou "Baleínho"... Rssss O fato é que a falsa-orc...

Cães de companhia: Escolha o Seu!

Raças pequenas: Poodle Toy   É um cão bem adaptado a apartamentos, dócil e companheiro. Cores marrom, branco, champagne e abricot, pelagem longa. Pelagem exige tosa constante e escovação diária. Dachshund ou Teckel É um cão inteligente e alegre. Conhecido como 'salsicha' ou 'Cofap'. Pode tem pelagem curta ou longa nas cores preta, marrom ou arlequim . Sua pelagem não exige tosa. Lulu da Pomerânia É um cão inteligente, companheiro e alerta. Sua pelagem é longa e espessa. Não necessita de tosa, mas escovação diária. Cores: preto e amarelo. ...