Pular para o conteúdo principal

Meu cachorro me mordeu...


O seu cachorro já te mordeu? Entenda o porquê.

Muitos proprietários chegam ao meu consultório relatando alguns problemas relacionados ao comportamento de seus animais de estimação. Entre estes problemas, tenho ouvido muitas queixas com relação a mordeduras em que o cãozinho morde o próprio dono.


Isto não é e nem pode ser considerado normal, uma vez que os proprietários devem representar para o seu cachorro o mesmo que o líder da matilha para um canídeo selvagem, como um lobo. E, a menos que queira disputar a liderança do grupo, nunca um lobo vai atacar o seu líder. Entendeu a gravidade do problema?


Se o seu cachorro está mordendo é porque está faltando autoridade e disciplina. Muita gente pensa que um animal precisa somente de comida, carinho, e uma casa confortável, mas disciplinar seu animal de estimação também é um ato de amor. 

Nunca confunda autoridade e disciplina com violência, pois bater e gritar não vão resolver o problema, muito pelo contrário, isso traz seqüelas físicas e psicológicas tanto para você quanto para seu cachorro.

Como descrito, uma das causas de o seu cachorro ter te mordido é ele se achar o 'líder da matilha' e estar querendo disciplinar um subordinado: você, neste caso.

Mas outra causa também pode estar associada ao hábito de ele brincar de morder desde filhotinho. Enquanto ele é filhote é uma gracinha... mas depois que ele cresce, ainda mais se for uma raça grande é que mora o perigo.


Muitos casos que renderam má fama a pit bulls e rottweilers inocentes estão associados a esta segunda causa. O animal, acidentalmente machucou seu proprietário enquanto ingenuamente brincava com ele... E existem sim, os casos de ataques, normalmente envolvendo cães que são criados isolados, presos, confinados. Muitos passam fome, são agredidos por seus donos, recebem injeções de hormônios, tudo isso para ficarem 'bravos'. Está mais do que claro que esses coitados desses animais sofrem maus tratos e respondem a esses estímulos desenvolvendo uma personalidade conturbada, tendo o medo como constante companhia, e daí para um descuido é que acontecem os acidentes...

Eu mesma possuo uma cadela pit bull. A Kitana tem 7 anos e não houve nesse período uma experiência sequer de agressão. Também tenho vários pacientes pit bulls que são uns amores! É um assunto polêmico, mas defendo a tese de que é tudo questão de como criar! Pit bulls possuem muita energia. Por isso mesmo precisam de muita disciplina para canalizar essa energia de forma produtiva - e não destrutiva. 

Mas, voltando ao assunto principal desta postagem, o vídeo abaixo é bastante interessante, especialmente para quem acabou de adquirir um filhote! Mostra conceitos e lições para seu cachorro aprender a não te morder mais.



Agora, se o seu cachorro já é adulto, vale a pena investir em um bom adestrador ou consultar um veterinário que entenda de comportamento animal. 

Fica a dica!

Comentários

  1. kkkk o cachorro nao ta coperando!"

    ResponderExcluir
  2. sua postagem me ajudou muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma pitbull fêmea de 7 anos que não é nem um pouco sociável com as pessoas em geral. Ela não pode ter contato com ninguém que não seja da família, pois late muito e avança. Já com os membros da família é totalmente diferente. Ela é um doce, muito amorosa, disciplinada e carinhosa. Mas hoje aconteceu um fato que me preocupou. Nós temos galinhas. Eu havia acabado de colocar comida para a minha cadela quando as galinhas fugiram do "cercado" delas em direção aonde estava minha cachorra. Na mesma hora comecei a gritar por ajuda e tentar tirar as galinhas do alcance dela. Meu irmão (que é o menos próximo dela) correu e a segurou quando ela o atacou!!! Pior é que, após ele impedir o avanço dela contra as galinhas, a minha cachorra continuou avançando nele, não mais se preocupando com as galinhas e só parou quando corri até eles mandando ela parar. Fiquei muito preocupada. Pode me ajudar? Isso pode ter sido somente uma reação instintiva dela? Mesmo que ela tenha parado de tentar atacar as galinhas e mordido meu irmão mais de uma vez? Depois disso ela ficou encolhida, como que sabendo que fez coisa errada e pulando e lambendo meu irmão e como eu briguei muito com ela, ficou cabisbaixa e tremendo quando eu brigada. O que posso fazer? Como me certificar que ela não vai acatar ninguém de casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônima" (rsss), demoramos um pouco para responder, pois a atualização havia ido na caixa "social" do gmail.

      Assim, não existe melhor remédio do que a disciplina. Mas isso não quer dizer surrar o animal, muito pelo contrário, é preciso criar uma postura que o cão respeite, e não que ele tema. O seu irmão provavelmente, quando foi socorrer as galinhas, demonstrou submissão à cadela. E ela, pelo visto se sente superior a ele na hierarquia da 'matilha' (que é a sua família na visão dela). Então ela não gostou nenhum pouco de um subalterno ir mexer nas galinhas dela - ela considerava que eram dela naquele momento... Para se certificar que ela não vá atacar ninguém é preciso fazê-la entender a correta hierarquização, ou seja, ela precisa entender que está no nível mais baixo. E isso se faz no dia a dia. O seu irmão pode, por exemplo, ir servir a comida para ela e ficar ao lado dela enquanto ela come, observando. Os líderes às vezes observam seus subordinados comerem. Outra coisa, passeios diários também são uma boa pedida, trocando de direção sempre que ela ultrapassar quem a conduz. O líder sempre caminha à frente, então se ela passar, mude de direção repentinamente e assim ela terá de o acompanhar. Existem outras práticas úteis, mas comece com estas para experimentar e depois nos conte os resultados! Esperamos ter ajudado!

      Excluir
    2. Boa tarde, comprei dois pintcher, e um deles esta me atacando quando eu vou fazer carinho nele , e quando o outros cachorros chegam perto de min ele tbm os ataca eles estao com 6 meses e eu n consigo mais pega-lo ..... ele ja esta mordendo pra valer msm com raiva pode me ajudar?

      Excluir
  4. Meu cachorro morde quando vamso tomar algo da boca dele ou descer ele da cama. Sempre o repreendo,seguro sua boca ate imobiliza-lo. Esta correto?Pois quando eu ameaço bater ele fica mais nervoso..Então prefiro imobilizar. ele é um poodle de 6 meses.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Dra! Primeiro gostaria de elogiar o seu post. Muito bom. Tenho um caozinho mestiço srd aqui em casa, de 2 anos, o Brownie. Ele tem umas nuances de pitbull e por nao saber a procedencia dele, acabamos tendo diversos problemas com a educação dele. Quando pequeno ele manifestou sarna demodecica e tivemos que isolá-lo de contato com outras pessoas e animais, de passeios por conta da imunidade que estava super baixa. Nesse sentido, tentamos fazê-lo brincar em casa com brinquedos , incluindo esses de morder. Quando tornamos a passear com ele nas ruas, ele começou a avançar em tudo que tem pela frente: onibus, ciclistas, pessoas com chapeu. Puxava muito a gente, até que mordeu a minha mãe. Procuramos o 1 adestramento e ele melhorou um pouco. Dai tiramos das aulinhas e com o passar do tempo ele passou a avançar em geral que vem em casa. Ele só aceita meu avô, um primo e umas tias. O resto ele quer morder todo mundo. Se arrepia todo...e terrivel. Ai, castramos ele para ver se iria melhorar, tem um mes que ele ta castrado e nao teve muita evolucao. Vamos voltá-lo ao adestramento agora. E tipo, erramos em muitos fatores mas no caso dele acho que nao temos um dono definido pra ele. Ele se sente superior a todo mundo. Ja me mordeu 2 x: uma eu vendo um machucado dele e outra tomando um objeto da boca dele. No geral, ele é docil, amigo, gosta de brincar, mas n suporta ser contrariado. Acho que o problema dele tb pode ser o medo de estranhos, de ruido tb. O que vc acha?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

20 dicas para conviver melhor com o seu pet!

Seu grande amigo merece cuidados e atenção. Além de cuidados com saúde, uma dieta adequada e muito carinho, veja algumas dicas valiosas para preservar este valioso laço de amizade: 1- Não deixe seu cão ou gato subir em camas ou sofás se ele não tiver idade e porte suficiente para descer sem se machucar. As quedas para os filhotes e cães de pequeno porte são muito perigosas e podem até ser fatais. 2- Não saia com seu cão sem coleira e guia. Ele pode sair correndo para o meio da rua inesperadamente e sofrer um acidente. O mesmo vale para gatos, por isso mantenha-o em caixa de transporte quando for preciso levá-lo ao veterinário, por exemplo. 3- Falando em coleiras… Não se esqueça de colocar na coleira do seu amigo o nome dele, o seu e telefones para contato, pois em caso de fugas, se alguém encontrá-lo, terá como devolvê-lo prontamente a você. 4- Alguns cães adoram usar roupinhas, sapatinhos, etc.. Outros, entretanto, não apreciam muito. Portanto, é importante respeitar a nat...

Mitos e Verdades sobre Calazar / Leishmaniose Visceral

1) Quem transmite o Calazar para o homem é o cachorro? NÃO, o mosquito palha (nome científico: Lutzomyia spp.) é o agente transmissor do Calazar.  2) Os cães podem ser tratados com medicamentos de uso humano? NÃO, no Brasil, a legislação vigente preconiza e eutanásia de cães infectados, não podendo os cães serem tratados com medicamentos de uso humano ou não-humano. um dos motivos por que não se faz o tratamento de cães é evitar o desenvolvimento de  resistência aos medicamentos disponíveis para tratamento em pessoas. 3) A eliminação de cães com calazar é um método de controle da doença? NÃO, a eutanásia de cães soropositivos não ajuda a controlar a doença. Serve, em primeiro lugar para diminuir o sofrimento do animal doente. O controle se faz com a eliminação dos criadouros de mosquitos, ou seja, saneamento básico, coleta de lixo, dedetização periódica (carro do fumacê), conscientização da comunidade para manter a limpeza das ruas. A Secretaria Municipal ...