O perfil da nossa população felina é alvo de profundas alterações. Os gatos que viviam "soltos" estão cada vez mais dando lugar a um número crescente de gatos urbanos que vivem em apartamentos. Normalmente esterilizados (castrados), bem alimentados e mimados, estes animais passam, com freqüência, a maior parte do seu dia sozinhos enquanto os seus proprietários estão ocupados com trabalhos e viagens.
O ganho de peso é o efeito mais imediato deste modo de vida sedentário e que está muito longe do comportamento natural dos gatos. Alguns estudos atuais demostram que cerca de 40% dos gatos domésticos se encontram com excesso de peso, enquanto 5% estão gravemente obesos!
Observar o seu gato passando longas horas diárias numa cama é, frequentemente, prova suficiente de uma vida feliz para o proprietário. Contudo e infelizmente, um gato com excesso de peso é um gato doente. Existem alguns fatores predisponentes para obesidade, além de uma dieta com excesso de carboidratos visto que o gato é um carnívoro verdadeiro. Existe uma predisposição genética, racial, idade, sexo ( machos são mais predispostos que fêmeas), gatos que comem á vontade, gatos nervosos ou depressivos e aqueles que vivem em ambientes fechados.
A obesidade causa várias consequencias físicas para o gato e reduz a qualidade de vida dele de forma geral As principais conseqüências para a saúde são: artrite, diabettes, infecções urinárias, dermatopatias, lipidose hepática (este é o risco mais grave, pois se o gato obeso parar de se alimentar devido é stress, doença ou regime não apropriado, pode ocorrer uma insuficiencia hepática fatal), doença cardiovascular e respiratória, tendência para constipação e obstipação.
Em geral, a obesidade reduz significativamente a expectativa de vida do gato. Deve-se proceder algumas mudanças no habito do animal, tais como instituir um alimento terapêutico para perda de peso, promover exercício físico e principalmente incentivar e apoiar o proprietário para que o procedimento seja em sucedido.
É pessoal, gato obeso que se dá bem só o Garfield mesmo...
Fonte: Revista pulo do gato (com adaptações).
Comentários
Postar um comentário