Pular para o conteúdo principal

Banho bom pra Cachorro: Dicas para banhar seu cão!





Quando seu cão toma banho num pet shop, ele fica com a pelagem muito mais bonita, brilhante e cheirosa do que quando você tenta dar banho em casa, não é mesmo? Mas afinal, qual o segredo, banho não é tudo igual? – pensam alguns. Acompanhe passo-a-passo as etapas e os segredos de um banho completo!

Você vai precisar de:
- 01 Toalha;
- Xampu para cães;

- Condicionador para cães: indispensável para os com pelagem longa;
- Algodão;

- Álcool ou solução para limpeza de orelhas de cães;- Cortador de unhas;
- Pente de metal;
- Desembolador de Pêlos (para animais com pelagem longa);
- Escova de arame;
- Perfume em spray (para animais);

1.ª Etapa



Antes de começar o banho é importante a proteção do ouvidos. Coloque chumaços de algodão para que a água não entre e cause otite. Se o seu animal tiver pelagem longa, escove-o muito bem e procure investigar possíveis nós na pelagem. Se existirem, tente removê-los com um desembolador. Mas, cuidado, se você puxar os nós excessivamente irá machucar a pele do seu animal, causando feridas. Os nós mais difíceis devem ser deixados para a aplicação do condicionador. Antes de começar, você pode cortar as unhas do seu cão ou gato. Mas só faça isso se estiver orientado pelo veterinário e souber como fazer. Do contrário, você machucará seu amigão e as unhas poderão sangrar muito. 

2
.ª Etapa


Molhar a pelagem começando da cabeça. Use água morna para banhar seu animal. Água fria pode ser usada no verão. A água muito quente pode queimar a pele e deixá-lo desconfortável durante o banho. A temperatura elevada também pode retirar a gordura que protege superficialmente seu cão ou gato e torná-lo predisposto às doenças de pele. Onde você vai colocar o cachorro? Depende do que você tiver à mão: uma banheira, uma tina grande ou tanque, e até o box do seu banheiro. Use um avental plástico para não se molhar, embora seja quase impossível que você acabe todo o processo completamente seco....  

Comece molhando a cabeça e pescoço. Depois de molhado, use sabão de côco, em barra, para ensaboar e retirar toda a sujeira. Use uma escova plástica para que o sabão chegue até a pele. Ensaboe quantas vezes for necessário, até que a água saia limpa.
Nota: para que seu amigão não fuja correndo pela casa todo ensaboado, prenda-o pela coleira e guia curta em algum ponto da banheira. Nunca o deixe preso sem que você esteja por perto. Ele pode tentar pular e se enforcar!



3.ª Etapa


Não esquecer de manter o animal preso durante o banho. Depois de retirada a sujeira, use o shampoo, de acordo com a necessidade do seu cão. Deixe agir por alguns segundos, enxágüe bem e use o condicionador, principalmente nas franjas e nós (cães de pelagem longa). 



4.ª Etapa


Enxagüe o animal abundantemente para retirar todos os resíduos – só não vale gastar água desnecessariamente. Deixe que ele chacoalhe várias vezes, pois isso facilitará a secagem. Truque: para que seu cão ou gato chacoalhe, eliminando a água dos pêlos, assopre rapidamente sobre seu focinho. 


5.ª Etapa
O soprador retira o excesso de água. Depois de secar bem com a toalha, os pet shops usam o soprador, um aparelho que lança um forte jato de ar frio sobre a pelagem, expulsando toda a água retida. Isso diminui em muito o tempo de uso do secador. Na falta do soprador, capriche na secagem com a toalha, assim você gasta menos energia elétrica e tempo com o secador. 



6.ª Etapa

Na secagem, secador e escova. Seque a pelagem com o secador. É claro que os pet shops usam secadores profissionais, muito potentes. Se você não tiver um bom secador em casa, terá um grande trabalho e um enorme gasto de energia… Jamais use o secador muito quente ou próximo à pele do animal. Você poderá causar queimaduras! Para secar animais de pelagem longa, deve-se usar a escova de arame. Escove os pêlos em todos os sentidos. Não esqueça de secar as patas e entre os dedos. Se quiser deixar o animal secar ao ar livre, faça isso somente se o dia estiver muito quente e ele tiver pelagem curta, do contrário ele ficará com o pêlo cheio de nós e com um cheiro bastante desagradável (”cachorro molhado”).  Não esqueça também que, se você soltar seu cachorro molhado no jardim, ele vai querer se secar na grama ou na terra. Vai começar a correr e se esfregar no chão. Resultado: ficará mais sujo do que antes do banho! Fique de olho nele ou leve-o para passear enquanto se seca. 




FINALIZAÇÃO
Limpe os ouvidos com algodão umedecido em álcool. Passe um perfume específico para animais, evitando a região do focinho. Na verdade, os cães detestam esses perfumes… Se o seu animal for alérgico, dispense qualquer essência. Caso queira aplicar algum produto antipulgas em gotas ou spray, faça isso no dia seguinte ao banho, quando pele e pelagem estarão 100% secos.





Achou trabalhoso? Não tem tempo para fazer tudo isso? 


Então traga seu cão ou gato na Clínica Veterinária Fontalvo e deixe esse trabalhão a cargo de um profissional cuidadoso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

20 dicas para conviver melhor com o seu pet!

Seu grande amigo merece cuidados e atenção. Além de cuidados com saúde, uma dieta adequada e muito carinho, veja algumas dicas valiosas para preservar este valioso laço de amizade: 1- Não deixe seu cão ou gato subir em camas ou sofás se ele não tiver idade e porte suficiente para descer sem se machucar. As quedas para os filhotes e cães de pequeno porte são muito perigosas e podem até ser fatais. 2- Não saia com seu cão sem coleira e guia. Ele pode sair correndo para o meio da rua inesperadamente e sofrer um acidente. O mesmo vale para gatos, por isso mantenha-o em caixa de transporte quando for preciso levá-lo ao veterinário, por exemplo. 3- Falando em coleiras… Não se esqueça de colocar na coleira do seu amigo o nome dele, o seu e telefones para contato, pois em caso de fugas, se alguém encontrá-lo, terá como devolvê-lo prontamente a você. 4- Alguns cães adoram usar roupinhas, sapatinhos, etc.. Outros, entretanto, não apreciam muito. Portanto, é importante respeitar a nat...

Mitos e Verdades sobre Calazar / Leishmaniose Visceral

1) Quem transmite o Calazar para o homem é o cachorro? NÃO, o mosquito palha (nome científico: Lutzomyia spp.) é o agente transmissor do Calazar.  2) Os cães podem ser tratados com medicamentos de uso humano? NÃO, no Brasil, a legislação vigente preconiza e eutanásia de cães infectados, não podendo os cães serem tratados com medicamentos de uso humano ou não-humano. um dos motivos por que não se faz o tratamento de cães é evitar o desenvolvimento de  resistência aos medicamentos disponíveis para tratamento em pessoas. 3) A eliminação de cães com calazar é um método de controle da doença? NÃO, a eutanásia de cães soropositivos não ajuda a controlar a doença. Serve, em primeiro lugar para diminuir o sofrimento do animal doente. O controle se faz com a eliminação dos criadouros de mosquitos, ou seja, saneamento básico, coleta de lixo, dedetização periódica (carro do fumacê), conscientização da comunidade para manter a limpeza das ruas. A Secretaria Municipal ...