A pseudogestação é uma condição que ocorre com alguma frequência em cadelas. Caracteriza-se por uma alteração física e psíquica da cadela que "pensa" que está grávida, mesmo não tendo cruzado com o cão. Isto deve-se a alterações hormonais que a cadela está a sofrer.
Habitualmente, a pseudogestação sucede cerca de 2 meses após o cio da cadela. Pode dar-se em qualquer cio da fêmea, seja no primeiro cio, seja em qualquer outro cio, podendo ou não repetir-se. Há fêmeas que fazem pseudogestações em todos os cios e outras que podem fazer uma única gravidez psicológica sem que se volte a repetir.
Durante a pseudogestação, a cadela pode apresentar os seguintes sintomas/sinais:
- aumento do perímetro abdominal;
- aumento das glândulas mamárias com ou sem produção de leite;
- aumento da irritabilidade; algumas cadelas podem mesmo ficar mais agressivas para os próprios donos;
- fabrico do próprio ninho: a cadela procura um local para poder receber o suposto cachorro, aí guarda brinquedos ou mesmo roupa, que se fazem passar pelo seu novo cachorro.
Para impedirmos que a pseudogestação se prolongue devemos impedir que a fêmea adopte comportamentos de futura mãe, como seja o caso de fazer o ninho. Deve retirar qualquer objecto que a estimule e faça pensar que tem um novo cachorro consigo. Se a fêmea tiver leite, deverá tomar um suplemento inibidor da prolactina (hormona responsável pela produção de leite). Em qualquer uma das situações deverá levá-la ao seu médico veterinário assistente para que possa ser observada e medicada se se justificar.
As pseudogestações, apesar de auto-limitantes e de desaparecerem assim que os níveis hormonais voltam ao normal, não são saudáveis para a cadela, principalmente se se repetirem com alguma frequência - o aumento constante da glândula mamária pode, mais tarde, predispôr para alguns problemas a esse nível. A única forma de evitarmos as pseudogestações é através daesterilização da fêmea. Aconselhe-se com o seu médico veterinário.
Comentários
Postar um comentário