Pular para o conteúdo principal
A pseudogestação é uma condição que ocorre com alguma frequência em cadelas. Caracteriza-se por uma alteração física e psíquica da cadela que "pensa" que está grávida, mesmo não tendo cruzado com o cão. Isto deve-se a alterações hormonais que a cadela está a sofrer.

Habitualmente, a pseudogestação sucede cerca de 2 meses após o cio da cadela. Pode dar-se em qualquer cio da fêmea, seja no primeiro cio, seja em qualquer outro cio, podendo ou não repetir-se. Há fêmeas que fazem pseudogestações em todos os cios e outras que podem fazer uma única gravidez psicológica sem que se volte a repetir.

Durante a pseudogestação, a cadela pode apresentar os seguintes sintomas/sinais:

  • aumento do perímetro abdominal;
  • aumento das glândulas mamárias com ou sem produção de leite;
  • aumento da irritabilidade; algumas cadelas podem mesmo ficar mais agressivas para os próprios donos;
  • fabrico do próprio ninho: a cadela procura um local para poder receber o suposto cachorro, aí guarda brinquedos ou mesmo roupa, que se fazem passar pelo seu novo cachorro.
Para impedirmos que a pseudogestação se prolongue devemos impedir que a fêmea adopte comportamentos de futura mãe, como seja o caso de fazer o ninho. Deve retirar qualquer objecto que a estimule e faça pensar que tem um novo cachorro consigo. Se a fêmea tiver leite, deverá tomar um suplemento inibidor da prolactina (hormona responsável pela produção de leite). Em qualquer uma das situações deverá levá-la ao seu médico veterinário assistente para que possa ser observada e medicada se se justificar. 

As pseudogestações, apesar de auto-limitantes e de desaparecerem assim que os níveis hormonais voltam ao normal, não são saudáveis para a cadela, principalmente se se repetirem com alguma frequência - o aumento constante da glândula mamária pode, mais tarde, predispôr para alguns problemas a esse nível. A única forma de evitarmos as pseudogestações é através daesterilização da fêmea. Aconselhe-se com o seu médico veterinário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

20 dicas para conviver melhor com o seu pet!

Seu grande amigo merece cuidados e atenção. Além de cuidados com saúde, uma dieta adequada e muito carinho, veja algumas dicas valiosas para preservar este valioso laço de amizade: 1- Não deixe seu cão ou gato subir em camas ou sofás se ele não tiver idade e porte suficiente para descer sem se machucar. As quedas para os filhotes e cães de pequeno porte são muito perigosas e podem até ser fatais. 2- Não saia com seu cão sem coleira e guia. Ele pode sair correndo para o meio da rua inesperadamente e sofrer um acidente. O mesmo vale para gatos, por isso mantenha-o em caixa de transporte quando for preciso levá-lo ao veterinário, por exemplo. 3- Falando em coleiras… Não se esqueça de colocar na coleira do seu amigo o nome dele, o seu e telefones para contato, pois em caso de fugas, se alguém encontrá-lo, terá como devolvê-lo prontamente a você. 4- Alguns cães adoram usar roupinhas, sapatinhos, etc.. Outros, entretanto, não apreciam muito. Portanto, é importante respeitar a nat...

Mitos e Verdades sobre Calazar / Leishmaniose Visceral

1) Quem transmite o Calazar para o homem é o cachorro? NÃO, o mosquito palha (nome científico: Lutzomyia spp.) é o agente transmissor do Calazar.  2) Os cães podem ser tratados com medicamentos de uso humano? NÃO, no Brasil, a legislação vigente preconiza e eutanásia de cães infectados, não podendo os cães serem tratados com medicamentos de uso humano ou não-humano. um dos motivos por que não se faz o tratamento de cães é evitar o desenvolvimento de  resistência aos medicamentos disponíveis para tratamento em pessoas. 3) A eliminação de cães com calazar é um método de controle da doença? NÃO, a eutanásia de cães soropositivos não ajuda a controlar a doença. Serve, em primeiro lugar para diminuir o sofrimento do animal doente. O controle se faz com a eliminação dos criadouros de mosquitos, ou seja, saneamento básico, coleta de lixo, dedetização periódica (carro do fumacê), conscientização da comunidade para manter a limpeza das ruas. A Secretaria Municipal ...