No momento de adotar um animal de estimação, muitos donos deparam-se com a dúvida - será melhor adotar um animal jovem ou um adulto? Normalmente, estão mais receptivos à adoção de um animal muito jovem, no entanto, a adoção de um adulto pode trazer muitas vantagens.
Habitualmente, um animal adulto já não tem toda a excitação de um cachorrinho ou de um gatinho. Já passou por uma série de situações que o tornam mais calmo e tranquilo. Também já não tem por hábito roer tudo o que é chinelo, fios, controles remotos, como um cachorro na fase de desenvolvimento. O passeio na rua torna-se, normalmente, uma tarefa fácil, pois um cão adulto estaria habituado a fazê-lo com os antigos donos e não precisamos de ensiná-lo a andar de coleira e guia pelas ruas.
A árdua tarefa que temos dos ensinar a fazer os dejetos no mesmo lugar quando ainda são bebês, deixa habitualmente de existir, pois um adulto já tem esse tipo de hábitos bem adquiridos. Em suma, um animal adulto pode ser uma excelente opção na escolha do seu companheiro de estimação.
Obviamente que todos estes pontos podem não se aplicar a todos os animais adultos mas também é óbvio que nem todos os animais jovens, mesmo que educados desde muito cedo, se comportem exemplarmente como nós desejaríamos.
Há que lembrar também que um animal adulto pode trazer consigo alguns problemas de saúde que, se calhar, um animal jovem não traria. No entanto, não coloque esse fato como um não à sua adopção. Todos os animais podem necessitar de mais ou menos cuidados à medida que envelhecem.
Seja qual for a opção que tomar, adote um animal e trate dele da melhor maneira que conseguir até ao fim da sua vida. Ele estará sempre ao seu lado.
O importante é adotar!
ResponderExcluir