Pular para o conteúdo principal

Adotar um animal: filhote ou adulto???


No momento de adotar um animal de estimação, muitos donos deparam-se com a dúvida - será melhor adotar um animal jovem ou um adulto? Normalmente, estão mais receptivos à adoção de um animal muito jovem, no entanto, a adoção de um adulto pode trazer muitas vantagens.

Habitualmente, um animal adulto já não tem toda a excitação de um cachorrinho ou de um gatinho. Já passou por uma série de situações que o tornam mais calmo e tranquilo. Também já não tem por hábito roer tudo o que é chinelo, fios, controles remotos, como um cachorro na fase de desenvolvimento. O passeio na rua torna-se, normalmente, uma tarefa fácil, pois um cão adulto estaria habituado a fazê-lo com os antigos donos e não precisamos de ensiná-lo a andar de coleira e guia pelas ruas. 

A árdua tarefa que temos dos ensinar a fazer os dejetos no mesmo lugar quando ainda são bebês, deixa habitualmente de existir, pois um adulto já tem esse tipo de hábitos bem adquiridos. Em suma, um animal adulto pode ser uma excelente opção na escolha do seu companheiro de estimação.

Obviamente que todos estes pontos podem não se aplicar a todos os animais adultos mas também é óbvio que nem todos os animais jovens, mesmo que educados desde muito cedo, se comportem exemplarmente como nós desejaríamos. 

Há que lembrar também que um animal adulto pode trazer consigo alguns problemas de saúde que, se calhar, um animal jovem não traria. No entanto, não coloque esse fato como um não à sua adopção. Todos os animais podem necessitar de mais ou menos cuidados à medida que envelhecem.

Seja qual for a opção que tomar, adote um animal e trate dele da melhor maneira que conseguir até ao fim da sua vida. Ele estará sempre ao seu lado.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

Receita médica veterinária poderá ser obrigatória para a compra de alguns medicamentos

Venda de remédios veterinários só com receita do Veterinário: é o que defende a nova diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária.  A iniciativa espera avançar na regulamentação para a aquisição de produtos da linha veterinária no mercado nacional e a obrigatoriedade do receituário veterinário para alguns produtos.  Essas serão parte das propostas da nova diretoria do CFMV,   composta por Benedito Fortes de Arruda, na presidência e Eduardo Luiz Silva Costa como vice-presidente; Antônio Felipe Paulino de F. Wouk como secretário-geral e na tesouraria Amilson Pereira Said. A cerimônia de posse foi realizada no final de dezembro. De acordo com o presidente, o CFMV espera retomar as conversas com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, como também, avançar nos entendimentos que existem com o Ministério da Saúde para “que consigamos obter uma portaria interministerial de regulamentação para aquisição de produtos veterinários”, comentou Arrud...

Chega de Carrapatos!

Você já deve, porventura, ter encontrado um carrapato em seu cãozinho. Mesmo aquelas pessoas mais zelosas com seus cães muitas vezes são surpreendidas ao encontrar um 'malandrinho' parasitando seu pet... Mas o que fazer? Realmente, carrapatos são difíceis de combater, mas isso não quer dizer que seja impossível. Temos histórico de muitos pacientes que sofreram muito por conta desse parasito, especialmente aqueles cães de raças peludas, quando é mais difícil enxergar os carrapatos, e de proprietários que lutaram bravamente tentando eliminar o problema, e que muitas vezes já estavam frustados e tinham desistido...  E foi somente com a nossa intervenção que conseguiram virar o jogo e vencer a guerra contra os carrapatos! Isto foi um grande alívio para eles e, claro, para seus cãezinhos! Se você se identificou com esta problemática, o convidamos a vir conversar conosco. Através de orientações técnicas, de manejo, de tratamento e profilaxia, vamos alcançar o objetivo: c...