Você sabia que há uma enfermidade que pode ser transmitida através da arranhadura de gatos parasitados por pulgas?
Ela é popularmente conhecida como DAG (Doença da Arranhadura de Gatos) e é causada por bactérias da espécie Bartonella, sendo B. henselae a principal espécie. Os seres humanos, principalmente as crianças e indivíduos imunocomprometidos, podem adquirir a forma grave da doença, quando infectados por essa bactéria. Os gatos raramente apresentam sinais de doença causada pela Bartonella.
Após a arranhadura, uma pequena vesícula (bolha) pode aparecer no local dentro de 3 a 30 dias, sendo que as lesões podem persistir por até cinco meses e normalmente curam espontaneamente, ou seja, a doença é autolimitante. Os linfonodos regionais (gânglios), próximos à região atingida, podem ficar doloridos e aumentados de tamanho, persistindo por períodos longos de tempo (normalmente por até 5 meses). As pessoas procuram tratamento médico, principalmente pela linfoadenopatia regional (inchaço dos gânglios), mal-estar e urticária.
Apresentação da doença da arranhadura do gato |
Os gatos domésticos são os maiores reservatórios de Bartonella henselae e muitos casos da doença estão associados a filhotes com menos de um ano de idade.
O tratamento da doença em humanos irá variar de acordo com a severidade da doença e estado imunológico do paciente. A terapia de suporte, incluindo compressas quentes nos linfonodos pode auxiliar no alivio da dor. A antibioticoterapia é indicada nas infecções secundárias ou em pacientes imunossuprimidos.
Os gatos podem adquirir a bactéria naturalmente de outro gato infectado, além de picadas de pulgas portadoras da bactéria. Desta forma, 2 cuidados são essenciais:
1) Mantenha seu gato longe das ruas e consequentemente longe de possíveis arranhões/mordeduras de outros gatos!
2) Mantenha o controle de pulgas no animal e no ambiente em que ele vive!
No mais, curta o seu gato e seja feliz!
1) Mantenha seu gato longe das ruas e consequentemente longe de possíveis arranhões/mordeduras de outros gatos!
2) Mantenha o controle de pulgas no animal e no ambiente em que ele vive!
Pessoas saudáveis, sem comprometimento do sistema imunológico, não necessitam de precauções especiais quando em contato com gatos. A prevenção é feita mantendo a saúde do gato através dos itens mencionado acima e através de hábitos de higiene, incluindo a lavagem das mãos após o contato com o animal. Arranhaduras ou mordidas devem ser cuidadosamente lavadas e feridas abertas não podem ser lambidas por gatos.
No mais, curta o seu gato e seja feliz!
Comentários
Postar um comentário