O seu cão passa muito tempo sozinho? Então, da próxima vez que for sair de casa, experimente deixá-lo relaxar ao som de uma música bem calma.
Os Animais aprenderam na natureza que as ameaças e os perigos costumam ser acompanhados por sons intensos e que surgem abruptamente. Consideram que os sons descontinuados podem indicar riscos, já os sons ininterruptos e constantes sugerem paz e tranquilidade.
Como a música oferece sons que são continuados e rítmicos, ajuda a sossegar os animais.
Este recurso também pode ser utilizado para chamar a atenção dos cães que possuem dificuldade em “ouvir” os donos e com os animais que vivem em grupo para reduzir a tensão.
O som musical contínuo produz mudanças no funcionamento cerebral que permitem acalmar, além de reduzirem a necessidade de hipervigilância dos cães (estado de tensão) e por conseqüência promovem o bem-estar do animal.
Os efeitos são variáveis conforme as músicas utilizadas: Sons nervosos, muita guitarra ou bateria agitam o animal. Já os acordes mais calmos relaxam e ajudam a diminuir os sintomas da ansiedade da separação, a agressividade e os comportamentos destrutivos.
Descansam mais, ladram menos e ficam mais tranqüilos, mesmo quando chegam visitas...
Por exemplo, as músicas para piano de Thomas Schoenberger foram originalmente compostas para crianças e bebês, mas as suas melodias têm demonstrado acalmar também os animais de estimação. Confira abaixo uma delas:
Comentários
Postar um comentário