Época de São joão é sempre uma alegria! Tem quadrilha, festejos, comidas típicas e muito mais... Mas para muitos de nossos fiéis bichos de estimação este momento costuma ser de muito medo por conta dos rojões e fogos de artifício.
Cães e gatos ouvem bem melhor que os humanos. Por isso, o barulho é um incômodo para eles. Desta forma, muitos animais sentem-se apavorados com o estouros dos fogos.
Nessa época de festas, saiba quais atitudes tomar para proteger seu bicho de estimação e prevenir acidentes que, em muitos casos, podem ser fatais:
5 maneiras de proteger seu bicho do barulho dos fogos:
1. Evite fugas
A primeira coisa a fazer nas noites de festa é fechar bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos podem tentar fugir.
2. Crie um refúgio
Coloque seu bicho em um lugar onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa e, se ele estiver acostumado, deixe TV e rádio ligados. Converse um pouco e faça carinho.
3. Jamais ofereça comida típicas
Pode até ser que o milho esteja divino e a pamonha deliciosa. Mas nada de dar ao seu bicho a comida da festa junina. Problemas de digestão, somados ao pânico que ele sente dos rojões, podem até levar à morte, em casos extremos. Alimente-o com a alimentação de costume e ofereça água.
4. Solte a coleira
Não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões. Se precisar isolá-lo, deixe-o fechado num quartinho ou banheiro.
5. Cuidado redobrado se você for viajar
Caso você vá viajar, procure alguém de sua inteira confiança para cuidar do seu animal. E se precisar, a Veterinária Fontalvo oferece serviço de Hospedagem para seu animal, seja ele pequeno ou grande. Em ambiente monitorado, seu animal aproveita também para tirar umas férias e se divertir!
Seguindo estas recomendações você previne acidentes!
Boas festas e Viva São João!
Olá, acabei de acessar o blog pela primeira vez e gostei bastante. Porem, discordo do item 2 neste post onde diz que você tem que fazer carinho em seu cachorro assustado pelos fogos.
ResponderExcluirEu vejo de outra maneira. Assim que você acaricia o cão, você estará alimentando o medo dele. É como se você dissesse que o CERTO é ficar com medo dos fogos de artifício. O que queremos é que o cão esqueça dos fogos, não é? Então não é recomendado fazer carinho nas horas em que o cão está com medo, agitado, nervoso, etc.
Esta é só minha opinião...
Continuem fazendo um bom trabalho no blog!