Pular para o conteúdo principal

Festejos de São João e Animais de Estimação


Época de São joão é sempre uma alegria! Tem quadrilha, festejos, comidas típicas e muito mais... Mas para muitos de nossos fiéis bichos de estimação este momento costuma ser de muito medo por conta dos rojões e fogos de artifício.



Cães e gatos ouvem bem melhor que os humanos. Por isso, o barulho é um incômodo para eles. Desta forma, muitos animais sentem-se apavorados com o estouros dos fogos.

Nessa época de festas, saiba quais atitudes tomar para proteger seu bicho de estimação e prevenir acidentes que, em muitos casos, podem ser fatais:

5 maneiras de proteger seu bicho do barulho dos fogos:

1. Evite fugas
A primeira coisa a fazer nas noites de festa é fechar bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos podem tentar fugir.

2. Crie um refúgio
Coloque seu bicho em um lugar onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa e, se ele estiver acostumado, deixe TV e rádio ligados. Converse um pouco e faça carinho.

3. Jamais ofereça comida típicas
Pode até ser que o milho esteja divino e a pamonha deliciosa. Mas nada de dar ao seu bicho a comida da festa junina. Problemas de digestão, somados ao pânico que ele sente dos rojões, podem até levar à morte, em casos extremos. Alimente-o com a alimentação de costume e ofereça água.

4. Solte a coleira
Não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões. Se precisar isolá-lo, deixe-o fechado num quartinho ou banheiro.

5. Cuidado redobrado se você for viajar
Caso você vá viajar, procure alguém de sua inteira confiança para cuidar do seu animal. E se precisar, a Veterinária Fontalvo oferece serviço de Hospedagem para seu animal, seja ele pequeno ou grande. Em ambiente monitorado, seu animal aproveita também para tirar umas férias e se divertir!

Seguindo estas recomendações você previne acidentes!
Boas festas e Viva São João!

Comentários

  1. Olá, acabei de acessar o blog pela primeira vez e gostei bastante. Porem, discordo do item 2 neste post onde diz que você tem que fazer carinho em seu cachorro assustado pelos fogos.
    Eu vejo de outra maneira. Assim que você acaricia o cão, você estará alimentando o medo dele. É como se você dissesse que o CERTO é ficar com medo dos fogos de artifício. O que queremos é que o cão esqueça dos fogos, não é? Então não é recomendado fazer carinho nas horas em que o cão está com medo, agitado, nervoso, etc.
    Esta é só minha opinião...
    Continuem fazendo um bom trabalho no blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

Receita médica veterinária poderá ser obrigatória para a compra de alguns medicamentos

Venda de remédios veterinários só com receita do Veterinário: é o que defende a nova diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária.  A iniciativa espera avançar na regulamentação para a aquisição de produtos da linha veterinária no mercado nacional e a obrigatoriedade do receituário veterinário para alguns produtos.  Essas serão parte das propostas da nova diretoria do CFMV,   composta por Benedito Fortes de Arruda, na presidência e Eduardo Luiz Silva Costa como vice-presidente; Antônio Felipe Paulino de F. Wouk como secretário-geral e na tesouraria Amilson Pereira Said. A cerimônia de posse foi realizada no final de dezembro. De acordo com o presidente, o CFMV espera retomar as conversas com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, como também, avançar nos entendimentos que existem com o Ministério da Saúde para “que consigamos obter uma portaria interministerial de regulamentação para aquisição de produtos veterinários”, comentou Arrud...

Chega de Carrapatos!

Você já deve, porventura, ter encontrado um carrapato em seu cãozinho. Mesmo aquelas pessoas mais zelosas com seus cães muitas vezes são surpreendidas ao encontrar um 'malandrinho' parasitando seu pet... Mas o que fazer? Realmente, carrapatos são difíceis de combater, mas isso não quer dizer que seja impossível. Temos histórico de muitos pacientes que sofreram muito por conta desse parasito, especialmente aqueles cães de raças peludas, quando é mais difícil enxergar os carrapatos, e de proprietários que lutaram bravamente tentando eliminar o problema, e que muitas vezes já estavam frustados e tinham desistido...  E foi somente com a nossa intervenção que conseguiram virar o jogo e vencer a guerra contra os carrapatos! Isto foi um grande alívio para eles e, claro, para seus cãezinhos! Se você se identificou com esta problemática, o convidamos a vir conversar conosco. Através de orientações técnicas, de manejo, de tratamento e profilaxia, vamos alcançar o objetivo: c...