Pular para o conteúdo principal

Festejos de São João e Animais de Estimação


Época de São joão é sempre uma alegria! Tem quadrilha, festejos, comidas típicas e muito mais... Mas para muitos de nossos fiéis bichos de estimação este momento costuma ser de muito medo por conta dos rojões e fogos de artifício.



Cães e gatos ouvem bem melhor que os humanos. Por isso, o barulho é um incômodo para eles. Desta forma, muitos animais sentem-se apavorados com o estouros dos fogos.

Nessa época de festas, saiba quais atitudes tomar para proteger seu bicho de estimação e prevenir acidentes que, em muitos casos, podem ser fatais:

5 maneiras de proteger seu bicho do barulho dos fogos:

1. Evite fugas
A primeira coisa a fazer nas noites de festa é fechar bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos podem tentar fugir.

2. Crie um refúgio
Coloque seu bicho em um lugar onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa e, se ele estiver acostumado, deixe TV e rádio ligados. Converse um pouco e faça carinho.

3. Jamais ofereça comida típicas
Pode até ser que o milho esteja divino e a pamonha deliciosa. Mas nada de dar ao seu bicho a comida da festa junina. Problemas de digestão, somados ao pânico que ele sente dos rojões, podem até levar à morte, em casos extremos. Alimente-o com a alimentação de costume e ofereça água.

4. Solte a coleira
Não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões. Se precisar isolá-lo, deixe-o fechado num quartinho ou banheiro.

5. Cuidado redobrado se você for viajar
Caso você vá viajar, procure alguém de sua inteira confiança para cuidar do seu animal. E se precisar, a Veterinária Fontalvo oferece serviço de Hospedagem para seu animal, seja ele pequeno ou grande. Em ambiente monitorado, seu animal aproveita também para tirar umas férias e se divertir!

Seguindo estas recomendações você previne acidentes!
Boas festas e Viva São João!

Comentários

  1. Olá, acabei de acessar o blog pela primeira vez e gostei bastante. Porem, discordo do item 2 neste post onde diz que você tem que fazer carinho em seu cachorro assustado pelos fogos.
    Eu vejo de outra maneira. Assim que você acaricia o cão, você estará alimentando o medo dele. É como se você dissesse que o CERTO é ficar com medo dos fogos de artifício. O que queremos é que o cão esqueça dos fogos, não é? Então não é recomendado fazer carinho nas horas em que o cão está com medo, agitado, nervoso, etc.
    Esta é só minha opinião...
    Continuem fazendo um bom trabalho no blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que castrar a sua gata?

Se sua gata já passou por um cio, você jamais se esquecerá dos berros e da constante demanda por atenção. Caso ela seja impedida de copular, o cio será algo frustrante e desconfortável para vocês dois. E, dependendo da época do ano, o cio pode reaparecer em menos de 30 dias. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto: “E se a gata cruzar?” Ela pode gerar uma média de 15 gatinhos por ano. Então, a não ser que você esteja planejando se transformar em criador(a) de gatos, a castração é o melhor cuidado que você pode ter com sua gata. Será mais fácil pra você e para ela. “E se usar injeções anti-cio em minha gata?” Essas injeções são compostas por altas doses de hormônios e tanto na gata quanto na cadela, podem causar câncer de mama, infecção de útero e, se for feita a injeção durante a gravidez, pode causar abortamento. “Com qual idade a gata pode ser castrada? Recomenda-se castrar a gata antes do primeiro cio, o que pode ocorrer a partir de quat...

20 dicas para conviver melhor com o seu pet!

Seu grande amigo merece cuidados e atenção. Além de cuidados com saúde, uma dieta adequada e muito carinho, veja algumas dicas valiosas para preservar este valioso laço de amizade: 1- Não deixe seu cão ou gato subir em camas ou sofás se ele não tiver idade e porte suficiente para descer sem se machucar. As quedas para os filhotes e cães de pequeno porte são muito perigosas e podem até ser fatais. 2- Não saia com seu cão sem coleira e guia. Ele pode sair correndo para o meio da rua inesperadamente e sofrer um acidente. O mesmo vale para gatos, por isso mantenha-o em caixa de transporte quando for preciso levá-lo ao veterinário, por exemplo. 3- Falando em coleiras… Não se esqueça de colocar na coleira do seu amigo o nome dele, o seu e telefones para contato, pois em caso de fugas, se alguém encontrá-lo, terá como devolvê-lo prontamente a você. 4- Alguns cães adoram usar roupinhas, sapatinhos, etc.. Outros, entretanto, não apreciam muito. Portanto, é importante respeitar a nat...

Mitos e Verdades sobre Calazar / Leishmaniose Visceral

1) Quem transmite o Calazar para o homem é o cachorro? NÃO, o mosquito palha (nome científico: Lutzomyia spp.) é o agente transmissor do Calazar.  2) Os cães podem ser tratados com medicamentos de uso humano? NÃO, no Brasil, a legislação vigente preconiza e eutanásia de cães infectados, não podendo os cães serem tratados com medicamentos de uso humano ou não-humano. um dos motivos por que não se faz o tratamento de cães é evitar o desenvolvimento de  resistência aos medicamentos disponíveis para tratamento em pessoas. 3) A eliminação de cães com calazar é um método de controle da doença? NÃO, a eutanásia de cães soropositivos não ajuda a controlar a doença. Serve, em primeiro lugar para diminuir o sofrimento do animal doente. O controle se faz com a eliminação dos criadouros de mosquitos, ou seja, saneamento básico, coleta de lixo, dedetização periódica (carro do fumacê), conscientização da comunidade para manter a limpeza das ruas. A Secretaria Municipal ...